A Asserti – Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação, entidade que representa mais de 100 empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) de 20 cidades da região de Marília, divulgou nesta segunda (26 de março), Pesquisa Salarial e de Benefícios do setor de Tecnologia da Informação.

 O projeto foi conduzido pela empresa SAP Consultoria Salarial que apresentou nesta segunda para os empresários do segmento os resultados da pesquisa realizada entre os associados da Asserti.

A pesquisa salarial é uma ferramenta imprescindível que busca verificar o comportamento do mercado em prol da remuneração, auxiliando no alinhamento da empresa com o mercado, esta ferramenta serve como referência para as organizações verificarem se os seus salários e outras verbas estão acompanhando a curva de mercado ou se precisam de ajustes.

Com a participação de empresas de grande porte de Marília, Tupã, Garça e Bauru, a pesquisa trouxe um estudo completo sobre a competitividade salarial e sobre os benefícios concedidos aos funcionários das organizações. Segundo Elvis Fusco, presidente da Asserti, “os dados obtidos nesta pesquisa poderão ser utilizados como base para a política salarial a ser adotada pelas empresas, uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários pagos dentro da mesma, o chamado equilíbrio interno, e do equilíbrio entre as práticas salariais das concorrentes, o chamado equilíbrio externo.”

Todas as empresas associadas à Asserti foram convidadas para a apresentação e puderam conhecer como o segmento de TI se comporta na região. A pesquisa trouxe dados de perfil das empresas, como o número de funcionários, faturamento bruto anual, perfil técnico com as tecnologias e metodologias mais utilizadas, as práticas e políticas salariais informando salários base e salário variável, critérios usados para quantificação do total pago em dinheiro, controle de horas e horas extras, bolsa auxílio para estagiários, política de premiação e reconhecimento, incentivos de curto prazo (PLR) e benefícios como vale refeição e alimentação, assistência médica, previdência privada, auxílio combustível, auxílio creche,  entre outros.

Para Marcel Farto, Conselheiro Estratégico da Asserti e CEO da Onclick, empresa participante do projeto, “ foi muito importante a participação das empresas na pesquisa pois pudemos obter esse referencial e a partir dela poderemos elaborar uma análise comparativa da estrutura da empresa em relação ao mercado e elaborar um plano de ajuste se necessário”.

A política de remuneração é uma ferramenta de gestão das empresas e um elemento de estratégia de competitividade. As empresas participantes da pequisa terão acesso ao conteúdo restrito do estudo em que poderão visualizar os salários base por cargo e sua colocação competitiva perante o mercado regional de TI, podendo, se for o caso, adequarem suas políticas salariais à realidade mercadológica assegurando o custo-benefício de seus pacotes de remuneração por cargos.

“A Asserti como entidade gestora do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação vem trabalhando para qualificar as empresas de TI de Marília e região, com parcerias junto às entidades públicas e privadas, para ajudar as empresas a resolver o problema da escassez de mão de obra da industria de TI e esse projeto da pesquisa salarial ajudará as empresas a definir políticas de retenção e atração de talentos diminuindo o turn over do setor”, conclui Elvis Fusco.

Informações da pesquisa podem ser obtidas no site da Asserti: www.asserti.org.br.

Cliquei aqui para ter acesso ao conteúdo da pesquisa.


 

Asserti apresenta resultados de pesquisa salarial da região de Marília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *