No dia 10 de novembro de 2017 aconteceu no InnovaSpace Coworking, ambiente de inovação instalado no Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, o Encontro Empresarial de TI de Marília.
entrada.jpg
O evento contou a participação de autoridades como o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Cássio Luís Pinto, do Vereador, Marcos Rezende, do Deputado Federal, Walter Ihoshi, do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, com o Presidente do Seprosp, Luigi Nese, e seus Diretores, Manoel da Costa Alves, Carlos Alberto Salvatore Filho e Elvis Fusco, este último, também Presidente da Asserti e Coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e o Dr. Luiz Carlos de Macedo reitor da universidade.
IMG_1415
Gilberto Kassab participou da abertura do evento, destacou a importância da área de TI de Marília e da criação do espaço de coworking para dar oportunidade aos empreendedores de trabalhar e desenvolver seus projetos, e parabenizou as entidades envolvidas na execução do espaço, que já abarca mais de 16 empreendedores. “Precisamos não apenas acreditar mais em Ciência e Inovação, como apoiar e investir mais, o que inclui, além da iniciativa privada, o poder público. Não há retomada do crescimento sem investimento tecnológico”, frisou o ministro.
As demais autoridades presentes discursaram brevemente, mas todas no mesmo sentido de que os ambientes de inovação criados em Marília, tais como o CIEM e CITec-Marília, o InnovaSpace e o futuro Parque Tecnológico, podem alavancar a indústria brasileira de TI, pois os profissionais da área possuem conhecimento técnico e capacidade inovadora, podendo desenvolver soluções tecnológicas para diversas áreas e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, para a competitividade e para a produtividade nacional. Notadamente, Marília vem recebendo apoio e incentivo de todas as esferas do poder público que reconhecem o potencial de mercado da região e acreditam nas iniciativas do órgão de gestão dos ambientes de inovação.
IMG_1428.JPG
Ainda durante a abertura do evento Elvis Fusco e o Dr. Luiz Carlos Macedo prestaram uma homenagem à Luigi Nese, em nome de todas as empresas associadas à Asserti e do Univem, em agradecimento a parceria com o Seprosp para a construção do InnovaSpace Coworking, . O Ministro, neste momento, aproveitou para ressaltar as inúmeras contribuições do sindicato em prol das empresas e dos empregados do ramo, evidenciando o caráter social da gestão de Luigi Nese.
homenagem
Passada a homenagem, Luigi Nese palestrou aos empresários e às lideranças de TI presentes. Ele defendeu a reforma trabalhista como uma conquista contemporânea que regulamentará comportamentos que já vinham sendo utilizados nas relações entre empregado e empregador, “a ultrapassada legislação trabalhista tem cada vez mais se mostrado inadequada para atender o atual cenário social, tecnológico e econômico, pois não contempla as reais situações e necessidades do mercado e ainda, não estimulando novas contratações “ ponderou o dirigente do Seprosp.
IMG_1436.JPG
Durante a palestra o Presidente do Seprosp esclareceu que “o sindicato existe para beneficiar o ramo da Tecnologia da informação, a questão da desobrigação da contribuição sindical em nada altera o exercício de seu papel representativo, aqueles que desejarem ser representados continuarão sendo”, e  ressaltou importantes alterações da legislação trabalhista explicando seus efeitos sobre as Convenções Coletivas de Trabalho, frisando que a reforma confere aos tratados maior liberdade e segurança jurídica, visto que o acordado terá preponderância sobre o legislado desde que elaborado conforme as normas constitucionais.
IMG_1432.JPG
Diante das peculiaridades do setor da Tecnologia da Informação, as normas coletivas poderão atender melhor à realidade do mercado, pois não se limitarão às diretivas legais, daí a importância dos sindicatos que trabalham com responsabilidade, comprometimento com o setor e em busca do equilíbrio entre o empregador e o empregado, tão necessário ao segmento tecnológico.
IMG_1440.JPG
O tema, apesar de polêmico, foi tratado pelo Presidente do sindicato patronal com muita clareza, sendo recebido com entusiasmo pelos empresários da área de TI, que veem sofrendo com os efeitos da crise. A reforma trabalhista lhes parece o prenúncio da retomada de crescimento, pois a modernização proposta pelas novas regras permite o equilíbrio das relações trabalhistas.
IMG_1405.JPG
As negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho de  2018 ganharão novas nuances e a intenção é que as relações trabalhistas ganhem transparência e possibilitem que o mercado expanda com a abertura e preenchimento de novas vagas.
 
 

ASSERTI E SEPROSP REALIZAM ENCONTRO EMPRESARIAL DE TI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *