________________________________________________________

A trajetória da ASSERTI começou em outubro de 2008 durante a I Semana de Tecnologia da Informação do Univem, quando alguns empresários da área de TI da região de Maríliae a coordenação do evento, em uma mesa redonda, idealizaram a união das empresas em torno de objetivos comuns.

Após esse evento, esses empresários com o apoio do Univem, Sebrae e a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM) criaram o NDS Marília (Núcleo de Empresas Desenvolvedoras de Software de Marília e Região).

Houve, então, um movimento junto às empresas de TI da região com o objetivo de identificar necessidades comuns e consolidar o apoio dos parceiros que alavancou uma vocação latente da região para o desenvolvimento tecnológico.

O NDS Marília realizou várias ações em benefício das empresas de software de Marília e região, como treinamentos, capacitações, palestras, programas de melhorias do processo de desenvolvimento de software, entre outras. Além dessas ações, possibilitou-se a criação de um ambiente propício de colaboração entre as empresas surgindo então várias parcerias e projetos em comum.

Após 4 anos de ações do NDS Marília, no mês de setembro de 2012, por iniciativa de 30 empresas de TI da região de Marília e região, foi constituída a Associação de Empresas de Serviço de Tecnologia da Informação (ASSERTI), entidade sem fins lucrativos que tem a iniciativa de fomentar os avanços do setor de Tecnologia da Informação e a profissionalização das empresas de software da região de Marília, que atualmente é reconhecida como um polo nacional de TI.

Com importantes parcerias como Univem, Ciem, CITec-Marília, Sebrae, Senac, CIEE, Softex-Campinas, Ciesp, Apeti e Piso, a associação defende os interesses das associadas junto às esferas públicas e dentro do cenário tecnológico nacional.

Sendo uma das precursoras do Sistema Local de Inovação e entidade fundamental para os trabalhos de cooperação entre empresas, a ASSERTI representa a integração entre as atividades empresariais e o poder público em todas as suas esferas. Neste contexto, a Asserti, como principal órgão representativo do setor de Tecnologia da Informação da região, elaborou o projeto para reconhecimento do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília – APL TI Marília, junto ao Governo do Estado de São Paulo, tendo seu pedido deferido em 06 de setembro de 2016.

Instituída como entidade de Governança do APL, a ASSERTI posicionou a cidade de Marília entre as 5 cidades do Estado de São Paulo que obtiveram o reconhecimento de seu cluster.

Em 2017, a Diretoria Executiva em exercício criou, com o referendo do Conselho Estratégico da associação, a possibilidade de instituição de Representações Regionais da Asserti com o intuito de expandir a todo interior paulista o conceito e as ações de associativismo já amplamente trabalhados em Marília e quem têm servido de exemplo para diversas outras associações.

A primeira Representação Regional da Asserti, instituída em Bauru-SP, trouxe novas empresas para associação ampliando seus trabalhos destinados ao segmento da Tecnologia da Informação, constituindo-se numa experiência positiva que aproximou as empresas de diversas localidades, fomentando a realização de parcerias regionais para engajar novos negócios, bem como possibilitando a troca de experiências entre os empresários e expandindo as ações de capacitação dos profissionais da área.

Em 2018, foi a vez da cidade de Botucatu receber uma Representação Regional da Asserti. Em parceria com o Parque Tecnológico de Botucatu, a Asserti fomenta o desenvolvimento do cluster de TI de Botucatu.

Atualmente, com mais de 100 empresas associadas e com Representações Regionais no Estado de São Paulo, por seu papel no cenário da TI e de inovação, a ASSERTI firma-se a cada dia como uma entidade expressiva, representante de uma indústria promissora e de alta capacitação profissional, geradora de produtos e serviços de alto valor agregado, condizente com as demandas sociais e econômicas do país.

________________________________________________________
Estão convidados todos os empresários interessados em conhecer a ASSERTI. As reuniões ordinárias e extraordinárias ocorrem conforme a agenda pública.
Informações adicionais podem ser obtidas no contato com o SEBRAE por meio do telefone (14) 3422-5111.
________________________________________________________

2 ideias sobre “Sobre

  • 17 de março de 2010 em 22:53
    Permalink

    ola gostaria também de fazer parte deste empeendimento que faz com que novos empreendedores como nos cresçam cda vez mais. gostaria de mais informações. estou no aguardo.
    obrigado
    Fábio Carvalho
    (14)9742-4880

    Resposta
    • 19 de março de 2010 em 13:10
      Permalink

      Fábio, esse núcleo é voltado para empresas e profissionais de desenvolvimento de software, caso seja seu caso, entre em contato com Giane Faccin (giane@acim.org.br ou 14 3402-3300).

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *