Vinicius Camarinha deputado estadual eleito e secretário estadual da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), recém nomeado pelo atual governador do Estado de São Paulo Márcio França, visitou os ambientes de inovação de Marília geridos pelo UNIVEM, neste último sábado (27/10) , para comunicar o direcionamento de solicitação de recurso para viabilizar a primeira fase do projeto de execução do Parque Tecnológico de Marília para o Governador Márcio França.

O ato solene aconteceu no InnovaSpace Coworking do UNIVEM com a assinatura do documento de encaminhamento da solicitação de recurso no valor total de R$ 300 mil que viabilizará a elaboração do Projeto Executivo do Parque Tecnológico de Marília, cumprindo-se mais um requisito para seu credenciamento definitivo no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – SPTec da Secretaria e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

O credenciamento provisório do Parque Tecnológico de Marília foi oficializado em dezembro passado, por iniciativa do Univem em parceria com a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti) e a Prefeitura Municipal de Marília.  Com o credenciamento provisório, Marília passou a ser a primeira cidade do Estado a ter o credenciamento de um Parque Tecnológico de acordo com o modelo do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação, modelo que apoia e dá suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Em Marília e região são mais de 150 empresas de serviços de Tecnologia da Informação, gerando cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos.

A Asserti, as empresas de TI da cidade e os ambientes de inovação geridos pelo Univem colocaram o município entre as principais cidades do Estado em Tecnologia da Informação. O CITec-Marília (Centro de Inovação Tecnológica de Marília), o Ciem (Centro Incubador de Empresas de Marília) e o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília) – credenciados pelo governo do Estado, inseriram oficialmente o município dentro do Mapa da Ciência, Tecnologia e da Informação criado pela secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

Elvis fusco, presidente da Asserti e coordenador do CITec–Marília e do CIEM, lembrou que “o parque tecnológico irá unir ainda mais as instituições de ensino superior e de ensino técnico, os institutos de pesquisa e as empresas do setor privado. Os ambientes de inovação de Marília já têm trabalhado dentro do contexto de Parque Tecnológico, o que é um grande ganho em termos de sinergia. Esse modelo de atuação já tem gerado novos negócios e produtos, provando que a instalação do Parque Tecnológico trará um crescimento exponencial para a Marília e região”.

O Deputado Estadual e Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Vinícius Camarinha fez questão de vir até o município de Marília para comunicar essa conquista para toda região e garantiu: “vamos dar atenção especial para esse projeto que teve inicio durante o meu mandato na Prefeitura de Marília, o objetivo é unir forçar com todos os entes políticos, de todas as esferas do poder público, para que o projeto do Parque Tecnológico se concretize e promova o crescimento de toda região. Nossa pasta trabalha para o crescimento econômico sustentável, com a adoção de políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda e ao fomento do empreendedorismo e da competitividade do setor produtivo, aprimorando os ensinos superior, técnico e de graduação tecnológica para impulsionar a inovação no estado de São Paulo”.

Estiveram presentes na solenidade os representantes de todos os setores econômicos de Marília, como o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), Adriano Martins, o diretor regional do Centro das Industrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Chikao Nishimura, a pró-reitora de graduação do UNIVEM, entidade gestora dos ambientes de inovação de Marília (CITec-Marília e Ciem), Raquel Ferraroni Sanches, o vice-presidente da Asserti, Milton Breda, além das autoridades políticas, como o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Município de Marília, Cássio Pinto e o vereador da Câmara Municipal de Marília, Luis Eduardo Nardi.

Com o credenciamento definitivo e construção do Parque Tecnológico de Marília os ambientes e entidades de inovação e tecnologia já existentes na cidade (CITec-Marília, o Ciem, InnovaSpace Coworking e Asserti) irão agregar forças para promoção do crescimento das potencialidades do centro-oeste paulista nas áreas da Tecnologia da Informação, inovação e empreendedorismo.

Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação encaminha solicitação de recursos para a elaboração de projeto executivo do Parque Tecnológico de Marília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *