Fortalecer o setor de Tecnologia da Informação e torná-lo uma das áreas de vocação da região de Marília. Foram com esses objetivos que, em 11 de setembro de 2012, foi instituída a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – Asserti, entidade criada por um grupo de empresários, que apoiados por entidades como o Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem, a Associação Comercial e Industrial de Marília – Acim, o Sebrae e o Ciesp, já trabalhavam os conceitos do associativismo desde 2008, como um núcleo setorial de software da Facesp.
Nesta segunda-feira, 11 de setembro, a entidade completa 5 anos de fomento às áreas de Tecnologia da Informação, inovação e empreendedorismo na região de Marília.
Sediada no Centro de Inovação Tecnológica de Marília no campus do Univem, a Asserti instituída em 2012 por 30 empresas, atualmente congrega mais de 90 empresas, de mais de 20 cidades do interior de São Paulo.
Sempre em parceria e apoiada pelo poder público, uma grande conquista da entidade aconteceu em 2015, por meio de um trabalho conjunto também com a Prefeitura Municipal, a Asserti conseguiu reduzir de 5 para 2% a alíquota de ISS (Imposto Sobre Serviços) para as empresas de TI instaladas na cidade.
Em 2016, a Asserti elaborou projeto que reconheceu o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação – APL TI Marília, que posicionou Marília entre as 3 cidades do estado a ter esse reconhecimento do Governo de São Paulo e tem a Asserti como entidade gestora.
apl
Além do APL TI Marília, a criação e credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília e do Centro Incubador de Empresas de Marília – Ciem ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo em 2015, são grandes conquistas para Marília e região protagonizadas pela Asserti.
Outra grande conquista que conta com forte presença e empenho da Asserti, como principal entidade do setor produtivo apoiadora e executora do projeto, é o credenciamento do Parque Tecnológico de Marília, que deve ocorrer nos próximos dias. O projeto de solicitação de credenciamento provisório do Parque Tecnológico de Marília foi entregue no último dia 28/08 na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP.
Com o intuito de fortalecer as ações da entidade para as empresas do interior, em 2015, a Asserti se tornou uma representação regional do Seprosp (Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo) que aumentou a aproximação do sindicato patronal com as empresas de TI da região e fortaleceu as ações para as empresas com o apoio do sindicato, como eventos, treinamentos e capacitações para os colaboradores das empresas de TI e, também, a assessoria para as empresas em diversas questões jurídicas, trabalhistas e outros assuntos relativos a categoria.
Com a ampliação de sua atuação, em 2016 os associados da Asserti aprovaram a criação de Representações Regionais que permite a criação de diretorias regionais que realizem ações que vão ao encontro das necessidades das empresas associadas nas diversas cidades em que a Asserti atua. Neste contexto, em 2017, foi instituída a Representação Regional da Asserti na cidade de Bauru com mais de 20 empresas.
Brevemente, com o intuito de apoiar jovens empreendedores a tornar boas ideias na área de TI em startups, a Asserti em parceria com o Univem e com o apoio do Seprosp, da Prefeitura de Marília e do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, irá inaugurar no Centro de Inovação Tecnológica de Marília, o InnovaSpace, espaço de coworking e de inovação que somados ao CITec-Marília e ao Ciem, posicionam a cidade de Marília como protagonista em ambientes de apoio ao empreendedorismo, tecnologia e inovação no interior de São Paulo.
O presidente da Asserti, Dr. Elvis Fusco, comemora a data e as ações da entidade. “Em 5 anos muitas foram as conquistas da Asserti para a região de Marília, isso é fruto da cooperação das empresas de TI de Marília e região que representam uma indústria promissora e de alta capacitação profissional, geradora de produtos e serviços de alto valor agregado, condizente com as demandas sociais e econômicas do país e da colaboração com entidades fortes, tanto públicas quanto privadas, que permitiram que em tão pouco tempo a área de Tecnologia da Informação, com a ajuda da Asserti, se tornasse um dos principais vetores de desenvolvimento e emprego na nossa região.”, explica o presidente da entidade.
Informações:
Sede da Asserti: Rua Hygino Muzzi Filho nº 529, Sala 104 – Marília/SP
Telefone: (14) 2105-0800 | Ramal 354
Site: http://www.asserti.org.br – http://www.apltimarilia.org.br

Asserti comemora 5 anos com conquistas para a região de Marília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *