O Univem, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, está com inscrições abertas até o dia 09 de julho para a 6ª Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site  www.univem.edu.br/olimpiada2018.
A competição vai ser realizada no dia 04 de agosto, das 8 às 13h, no Centro Universitário. A premiação acontece dia 03 de setembro durante a XI Semana de Tecnologia da Informação do Univem.
A 6ª Olimpíada de Informática é uma ação voltada a alunos do Ensino Médio e Técnico das redes pública e privada.  O objetivo é apresentar as áreas de Tecnologia da Informação e Computação para os jovens do ensino médio e técnico por meio de uma série de capacitações em programação de computadores que acontece no mês de julho, a Escola de Férias de Programação, que pode ser realizada presencialmente nos laboratórios do Univem ou pela Internet. Durante a competição, os conhecimentos desses jovens são verificados nas áreas de lógica computacional e programação de computadores, premiando os alunos que obtiverem as melhores colocações.

Alunos do Ensino Médio durante a competição na edição de 2017
 
De acordo com coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, Profº Drº Elvis Fusco, a Olimpíada vem reforçar a importância da área de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento sócio-econômico local e nacional. Além disso,  desperta o interesse dos jovens pela área de TI com vistas ao aproveitamento das oportunidades profissionais que o setor, em plena expansão, vem apresentando nos últimos anos. ”Na edição do ano passado tivemos mais de 180 inscritos no programa, esses alunos passam por treinamento em algoritmos e programação de computadores para poderem participar da competição. O evento é uma ótima oportunidade para os estudantes que querem conhecer um pouco mais sobre a área de Computação e Sistemas de Informação antes de se decidirem por um curso superior”, destaca o coordenador.
“Muitos profissionais que atualmente se destacam em grandes empresas de alta tecnologia em nossa região iniciaram sua carreira nas primeiras edições da Olimpíada.”, complementou Elvis Fusco.
A competição, segundo ele, proporciona novos desafios aos estudantes, contribuindo para o maior interesse no aproveitamento das aulas das disciplinas de exatas do ensino médio e aproxima os alunos da estrutura do Univem, promovendo maior integração entre docentes, pesquisadores e futuros alunos do ensino superior brasileiro.
Rodrigo Gonçalves Rodrigues, atualmente aluno do 3º ano do curso de Sistemas de Informação do Univem, conseguiu estágio na área já no 1º ano de curso e no 2º ano foi efetivado na empresa de tecnologia Interfocus. Rodrigo foi vencedor da Olimpíada em 2015, a motivação para participar da olimpíada foi além dos treinamentos oferecidos que o Univem ofereceu. “A competição confirmou ainda mais minha vocação para a área de Tecnologia da Informação. A Olimpíada busca despertar, nos alunos de ensino médio, até os que nunca tiveram contato com a programação, o desejo por aprender a programar, por buscar essa área que cresce cada dia mais e mais no mundo, uma oportunidade que pode ser única e gratificante. A participação na competição acelerou meu desenvolvimento na área de TI e possibilitou que conseguisse um estágio nos primeiros meses de curso e felizmente acabei de ser efetivado no cargo numa grande empresa de TI da cidade”, comemora Rodrigo.
PREMIAÇÃO – O evento tem o apoio da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – Asserti, do Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília e do Seprosp, e nesta edição os melhores colocados vão ser contemplados com com cursos de formação de programadores, Bolsas CNPq de Pesquisa Tecnológica para Alunos do Ensino Médio e participação no programa de estágio da Asserti para o ano de 2019.
Vale lembrar que para participar da competição serão oferecidos aos participantes cursos e treinamento para capacitar os alunos nos conteúdos exigidos durante a competição.  A Escola de Férias de Programação vai ter início no dia 10 de julho e segue até o dia 31 de julho.
TOME NOTA
Inscrição gratuita
1º de junho a 09 de julho
(www.univem.edu.br/olimpiada2018)
Curso de Programação de Computadores
(Escola de Férias de Programação)
De 10/07 a 31/07
(segunda à sexta das 14 às 17h – presencial ou pela Internet)
Treinamento para a Maratona de Programação
De 01/08 a 03/08
(segunda à sexta das 14 às 17h)
Competição
04 de agosto
(das 08 às 13h)
Premiação
03 de setembro
(XI Semana de Tecnologia da Informação do Univem)

6ª Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio traz oportunidades para jovens em Marília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *