ASSERTI participa do Seminário de Inovação e a Acadêmica

No dia 17 de fevereiro de 2016, quarta-feira, realizou-se no Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) palestras sobre o credenciamento do CITec-Marília (Centro de Inovação Tecnológica de Marília) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) que terão o UNIVEM como entidade gestora.

O Univem, com o apoio da ASSERTI e a Prefeitura de Marília, elaborou os projetos necessários para reconhecimento e credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília e do Centro Incubador de Empresas de Marília. Os decretos que credenciam o Citec-Marília e o Ciem pelo Governo do Estado foram publicados no Diário Oficial do dia 19 de dezembro de 2015 e o Univem foi credenciado como entidade gestora do Citec e do Ciem. O evento realizado no auditório Shunji Nishimura teve a presença do prefeito Vinícius Camarinha e foi aberta pelo reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares.

Os palestrantes foram os membros da equipe técnica da Subsecretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (órgão da SDECTI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), Fernando Batolla Jr. e Margareth A. Lopes Leal, os quais dissertaram sobre o Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação (PDCTI) do Estado de São Paulo, sobre o Comitê Executivo instituído para estabelecer objetivos, metas e meios para desenvolvimento do Sistema Paulista de Inovação, sobre a Desenvolve SP (instituição financeira que promove operações de crédito para pequenas e médias empresas paulistas), sobre os CITs (Centros de Inovação Tecnológica), sobre os Parques Tecnológicos e sobre as Incubadoras de Base Tecnologia e suas autossustentabilidade.

Foi destacado que o Plano Diretor de Ciência e Tecnologia e Inovação deve ter como principal diretriz a intensificação da produção científica e tecnológica e ampliação de processos inovativos, bem como acentuou-se a  necessidade de que todos os ramos de atividades invistam em inovações tecnológicas para melhorar sua produtividade incorporando soluções tecnológicas aos seus negócios.

Segundo Margareth A. Lopes Leal, as propostas do Comitê Executivo foram criadas para alavancar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação como o apoio à pesquisa acadêmica, a melhora da formação acadêmica em Ciência e intensificação da expansão do ensino técnico, a elaboração de planos para o aumento do nível do apoio federal ao Ensino Superior e Pesquisa em São Paulo, a criação de programas de apoio à inovação para desenvolvimento regional, a realização de programas de apoio à inovação nas empresas entre outras propostas.

Os membros da Subsecretaria de Ciência Tecnologia e Inovação ressaltaram ainda, que Marília está preparada para receber o Parque Tecnológico, pois possui toda a estrutura necessária e já é considerada uma área especializada no ramo de tecnologia da informação abarcando importantes Centros de Inovações Tecnológicas privados, podendo, inclusive, ser reconhecida como um Arranjo Produtivo Local (APLs – aglomeração de empresas de um mesmo ramo de atividade que cooperam entre si e propiciam o desenvolvimento local) e gozar das políticas de incentivo oferecidas pela Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais para trazer ainda mais desenvolvimento para a região.

O Prof. Dr. Elvis Fusco (coordenador do CITec-Marília, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e Presidente da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – ASSERTI), apresentou a trajetória do Sistema Local de Inovação de Marília, desde 2000 com a criação do CIEM; o desenvolvimento do COMPSI em 2010; a fundação da ASSERTI e a instalação de Centros de Inovação Tecnológicas Privados (CIT-Privado), BVTec da empresa Boa Vista Serviços, instalado no campus do UNIVEM em 2012; a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília (COMCITI), o reconhecimento do CITec Marília e a apresentação do projeto do Parque Tecnológico à SDECTI em 2014; a criação do Tray Labs da empresa Locaweb no campus UNIVEM e o credenciamento do CITec-Marília na Rede Paulista de Inovação e Tecnologia (RPITec) e o credenciamento do CIEM à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológicas (RIPTec) em 2015.

Ao final da palestra foi aberta um painel de discussão para perguntas e respostas ao público, passando também a compor a mesa a Pró-reitora do UNIVEM, Profa. Dra. Raquel Cristina Ferraroni Sanches, tendo como mediador o responsável pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do Univem, Prof. Dr. Fábio Dacêncio.

Os representantes do Governo do Estado também visitaram as instalações da ASSERTI que tem sua sede no campus do Univem fazendo parte da estrutura do CITec-Marília e puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela entidade e a representatividade da área de TI da região de Marília.

 

foto 2.jpg

A Asserti tem participado ativamente dos projetos empreendedores apoiando eventos direcionados às empresas, como por exemplo o Startup Pitch Day, o balcão de projeto, a rodada de negócios (evento em que as empresas apresentaram seus produtos, serviços e soluções tecnológicas para o público composto por empresas de outros ramos de atuação), prestando sua contribuição à capacitação dos profissionais da área e à inovação tecnológica com a parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) que coloca os alunos do UNIVEM em situações profissionais reais gerando projetos importantes para o mercado.

 

Por: Mariana Camilo Lapa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s