A implantação do Centro Tecnológico em Marília, com o respaldo do Governo do Estado, está entre as estratégias da atual administração para elevar o município no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no país. Estudo realizado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da ONU (Organização das Nações Unidas), divulgado na última segunda-feira (29) coloca a cidade na 47ª posição entre os mais de cinco mil municípios brasileiros.
Os passos burocráticos para que o Centro seja implantado em Marília já foram tomados a partir de uma reunião, realizada no início deste ano, da secretária do Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Desirée Mota, com o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, o presidente da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília), Libânio Victor Nunes de Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivan Evangelista, e o representante do sistema universitário em Marília e reitor do Univem, Luis Carlos de Macedo Soares e o presidente da Asserti (Associação das Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) de Marília, Elvis Fusco.
O encontro rendeu orientações para que fosse dado início ao processo, como o ofício protocolado pelo prefeito Vinícius Camarinha no mês de junho, junto ao governo estadual, solicitando apoio para viabilizar o projeto. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivan Evangelista, tendo essa solicitação aceita, o Governo do Estado libera a contratação de uma consultoria que deve formatar o projeto de implantação do centro.
“Um dos primeiros esforços do prefeito na implantação deste centro foi a doação de área no distrito de Lácio para que a Fatec/Etec possa construir uma unidade maior e ampliar a oferta de cursos. Onde também abrigará o futuro Instituto Superior de Tecnologia”, evidencia.
Para dar andamento ao processo de implantação do Centro Tecnológico, a prefeitura já estuda por meio da secretaria de Planejamento Urbano as propriedades do município que podem receber novos empreendimentos, além de avaliar projeto de lei, encaminhado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, para criação de um novo distrito industrial para uso múltiplo, que possa ser utilizado por todo tipo de empresa ou indústria.
De acordo com o presidente da Asserti, Elvis Fusco, o Centro Tecnológico será criado nos moldes da vocação econômica de Marília que hoje está baseada tanto na área de alimentos quando na agroindústria, assim como empresas voltadas para desenvolvimento de tecnologia da informação. “O ideal é que, assim que o centro comece a funcionar, a prefeitura crie incentivos fiscais para incentivar o empreendedor a investir em seu potencial e acreditar na inovação de seu negócio”.
De acordo com o economista Eduardo Rino, o IDH de Marília em comparação com outras cidades da região de porte semelhante como Presidente Prudente, Bauru e Rio Claro fica evidente que a administração local precisa investir na atração de indústrias para elevar o salário médio do trabalhador mariliense.
“O fator renda dessas duas cidades estão acima do registrado em Marília e destaca a necessidade da diversificação econômica no município, visto que atualmente o setor de prestação de serviços e comércio são os predominantes por aqui”.
QUEDA
Apesar da queda de 2,8% na pontuação da cidade no índice nos últimos dez anos não pode ser levada em conta, segundo Ivan Evangelista, já que os indicadores foram avaliados com critérios diferentes em 2003 e este ano. “Os estudos para chegar ao IDH deste ano deram mais ênfase ao indicador educação, já que em 2003, a avaliação considerava apenas o número de matriculados no ensino fundamental e médio. Este ano a pesquisa foi mais abrangente e considerou além desse critério o número de alunos frequentes nas escolas. Tendo esses dados como base não é possível comparar um resultado com o outro”, explicou.
Fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/124393/Centro-Tecnolgico-um-dos-investimentos-para-elevar-ndice-de-desenvolvimento

Centro Tecnológico é um dos investimentos para elevar índice de desenvolvimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *