Com o objetivo de buscar alternativas para o desenvolvimento local e regional, impulsionando a infraestrutura já existente, lideranças de Marília, com o apoio do prefeito Vinícius Camarinha (PSB), visitaram a Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  Ciência e Tecnologia do governo do Estado de São Paulo na última sexta-feira, dia 11/01/2013.
Os líderes foram recebidos em audiência pela professora doutora Désirée Zouain, coordenadora de Ciência e Tecnologia.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, do reitor do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Luiz Carlos de Macedo Soares, presidente da ACIM Libânio Victor Nunes de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Marília, Ivan Evangelista Júnior, Taicir Khalil e Patrícia Panucci, da empresa Boa Vista Serviços. A pauta consistiu na instalação do Parque Tecnológico de Marília.
A iniciativa surgiu no ano passado, durante o evento de instalação e inauguração do BVTec -Centro Boa Vista de Inovação Tecnológica, ligado à Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, que hoje é considerada a maior empresa nacional de tecnologia, atendendo, entre outras importantes instituições, a Federação das Associações Comerciais de São Paulo.
A Boa Vista, considerando a estreita relação com as Associações Comerciais, tomou a decisão de expandir os negócios para o interior paulista e Marília foi a cidade escolhida. A decisão também foi fomentada pela identificação de um centro de excelência de formação profissional, o Univem. Através de convênio com a instituição de ensino superior, a Boa Vista criou o BVTec e vai se instalar dentro do campus do Univem, sendo que as obras já estão bem avançadas e as atividades começam simultaneamente com o ano letivo de 2013.
Em reunião prévia à instalação do BVTec, realizada no dia 12 de novembro de 2012, que contou com a presença de parceiros relevantes, como a ASSERTI – Associação das Empresas de Tecnologia (http://www.asserti.org) – entidade sem fins lucrativos presidida pelo  professor doutor Elvis Fusco, o reitor do Univem e o presidente da Boa Vista, Dorival Dourado, anunciaram a decisão de buscar junto ao governo estadual a instalação do Parque Tecnológico na cidade. Na ocasião, tiveram o apoio irrestrito de Rogério Amato, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Paulo e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo; do presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software/ABES, Jorge Sukarie, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília/ACIM, Libânio Victor Nunes de Oliveira,  do gerente geral do Sebrae de Marília, Fábio Gerlach; do superintendente da FACESP e secretário do Micro Empreendedor Individual do Município de SP, Natanael Miranda dos Anjos, entre outros.
Passo decisivo
Na reunião realizada em São Paulo em 11 de janeiro, com a coordenadora de Ciência e Tecnologia, Désirée Zouain, os participantes receberam as primeiras orientações sobre os procedimentos necessários para a concretização dos objetivos.  A coordenadora disse, por exemplo, que seria mais interessante, neste momento, pensar na instalação de um Centro de Inovação Tecnológica, passo que antecede ao futuro Parque Tecnológico. Para isso, ela já encaminhou o roteiro de documentos necessários para a solicitação, pelo município, de um aporte financeiro para os estudos e pesquisas iniciais.
A Prefeitura será a gestora principal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e com o apoio de dos parceiros já mencionados e de outros importantes segmentos, como o Ciesp, a Fiesp, o Senai, a Fatec e a Etec, as instituições de ensino superior de Marília, privadas e públicas, e os centros de pesquisa já instalados nestas IES, entre outros, vai identificar e caracterizar a vocação do município, para definir os tipos de serviços que serão oferecidos pelo Centro de Inovação. De imediato, considerando o slogan “Capital Nacional do Alimento” e toda a força que a indústria alimentícia representa, já se pode ter uma ideia do direcionamento das ações. Mas há de se considerar também os setores da metalurgia e do agronegócio, outros dois segmentos muito fortes e que requerem atenção.
Na sua explanação, a coordenadora destacou a importância do sistema local de inovação. “É preciso esclarecer como está formado o sistema local de inovação, quais são as entidades que se articulam, qual é a base de ensino superior, ensino técnico e de pesquisa/inovação na região”, frisou Désirée. Ela lembrou que existem arranjos, mesmo que informais, já estabelecidos (arranjos produtivos locais, arranjos tecnológicos locais, ações regionais de apoio à tecnologia e à inovação), que devem ser considerados, bem como a presença e a participação de universidades públicas e de centros de pesquisa estaduais e federais instalados na região, que podem se associar ao empreendimento. Sobre o local de instalação do Centro de Inovação, a orientação é que a edificação seja, preferencialmente, de propriedade da prefeitura ou entidade pública, de forma a facilitar o estabelecimento de convênios com o estado e com outras organizações públicas.
Próximas etapas
O próximo passo será o protocolo de um ofício da Prefeitura de Marília, solicitando o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para a implantação de um Centro de Inovação no município, seguido da assinatura de protocolo de intenções entre o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, e o prefeito de Marília, referente à implantação de um Centro de Inovação no município.
Enquanto a equipe de governo, mais os parceiros, se deslocavam na viagem de retorno a Marília, a coordenadora já havia despachado por e-mail as primeiras orientações técnicas, relação de documentos necessários e ata da primeira reunião oficial com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, mostrando eficiência, comprometimento e apoio do governo estadual para com a nova equipe de governo de Marília e com o prefeito Vinícius Camarinha.

Reunião em SP define primeiras ações para implantação do Parque Tecnológico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *